No último dia 24, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André recebeu o acesso a três novas bases comunitárias móveis fornecidas pela Prefeitura. A medida, resultante da colaboração entre o prefeito Paulo Serra e o deputado federal Alex Manente, recebeu um investimento de quase R$ 1 milhão.

As novas viaturas, de modelo Sprinter, incluem radiocomunicadores e possuem espaço o suficiente para o estoque de equipamentos específicos, adequados a diferentes tipos de operação. De acordo com Serra, as bases móveis serão distribuídas observando o fluxo de pessoas de cada região de Santo André. As áreas com maior presença da GCM serão as mais movimentadas e as que apresentam os maiores índices criminais do município. “Esses recursos foram viabilizados através de emenda do deputado federal Alex Manente, e a base móvel é, hoje, operacionalmente mais utilizada por todos os programas mais modernos de segurança pública e urbana, porque permite esse deslocamento e sazonalidade. As bases fixas acabam fazendo com que grande parte do potencial humano que nós temos fiquem de alguma forma limitados a um espaço pequeno de policiamento”, explica o prefeito.

Já o deputado Alex Manente, além de planejar a solicitação de outros recursos para Santo André ao poder legislativo, declara: “É um complemento do que vem sendo realizado com muito monitoramento, inteligência e mobilidade necessária para a GCM. Sinto-me honrado e privilegiado em poder colaborar com uma cidade que conseguiu se desenvolver nos últimos anos, resgatando o orgulho do cidadão”.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) revelam um aumento de furtos no Grande ABC, principalmente em Santo André e São Bernardo, responsáveis por 64% dos casos de furto na região.

Fonte: Diário do Grande ABC